Toshiba: 20 anos de computação portátil

A Toshiba Corporation está a celebrar em 2005 os 20 anos do lançamento do primeiro computador portátil.

Com efeito, ao lançar, em 1985, o modelo T1100 a Toshiba tornou-se no primeiro fabricante a desenvolver um computador portátil totalmente funcional, no formato que hoje reconhecemos (“clam-shell”).


 


Na época, a ideia de desenvolver um computador portátil não era nova. Algumas marcas, como a Osborne Computer Corp., a Radio Shack Corp. e a Seiko Epson Corp., já tinham lançado alguns equipamentos, mas o T1100 da Toshiba foi o primeiro computador portátil com baterias recarregáveis integradas, LCD (ecrã de cristais líquidos), drive de disquete de 3.5” e, extremamente importante à época, compatível com IBM PC.


 


A primeira apresentação do T1100 foi realizada na Europa, na Feira de Hanover, em Abril de 1985, tendo o seu sucesso sido imediato ao ponto de a PC Magazine americana o nomear como o “Rei dos Laptops”.


 


Para celebrar os 20 anos e como demonstração da liderança tecnológica para o futuro, a Toshiba vai apresentar, brevemente, na Europa e em Portugal dois novos portáteis com características únicas.


 




Deixe um comentário

O seu email não será publicado