Intel apresentou nova tecnologia Centrino

Entretenimento e produtividade, por um lado, e suporte para melhores opções de segurança, por outro, são as principais novidades e características desta nova plataforma.

A Intel Corporation tornou público a semana passada a sua mais recente tecnologia móvel Centrino para computadores portáteis.


 


A tecnologia móvel Intel Centrino inclui um processador, chipset, hardware sem fios e software de ligação à rede, tudo concebido e fabricado de raiz pela Intel para oferecer a maior mobilidade, graças às dezenas de milhar de horas de testes e validações, abrangendo desde as plataformas até aos fornecedores de serviços e utilizadores.


 


A empresa prevê que este ano se fabriquem mais de 150 modelos diferentes de computadores portáteis baseados na nova tecnologia Intel Centrino (antes com o nome de código Sonoma).


 


A plataforma de tecnologia móvel Intel Centrino inclui novos processadores Pentium M, a família de chipsets Mobile Intel 915 Express (antes com o nome de código Alviso) e componentes para LAN sem fios Intel PRO/Wireless 2915ABG ou 2200BG.


 


Entre outras características os computadores portáteis com novos chipsets de tamanho reduzido e com optimização do consumo de energia vão proporcionar aos consumidores e aos utilizadores empresariais um desempenho gráfico muito melhor.


 


O novo núcleo gráfico Intel Graphics Media Accelerator 900, um Bus de Sistema Central a 533 MHz e o suporte para memória DDR2 de duplo canal, vão ajudar a duplicar o desempenho gráfico dos sistemas com gráficos integrados baseados no chipset Mobile Intel 915GM Express.


 


Por outro lado, a nova tecnologia móvel Intel Centrino suporta a nova interface gráfica PCI Express e pode oferecer até quatro vezes a largura de banda gráfica dos sistemas topo de gama com gráficos diferentes.


 


Quando fornecido pelo fabricante do sistema, o consumidor irá dispor também de opções como sintonizador de TV, Intel High Definition Audio com Dolby* Digital e som surround 7.1, gravador de vídeo e controlo remoto, ao mesmo tempo que conserva a grande autonomia da bateria, apreciada na tecnologia móvel Intel Centrino.


 


Com capacidades LAN sem fios 802.11a/g integradas e grande largura de banda, os utilizadores podem comunicar e colaborar de novas maneiras durante as suas deslocações.


 


 


Outras características


 


A tecnologia inclui ainda chips sem fios Intel PRO/Wireless 2915ABG integrados, que podem fornecer suporte para segurança avançada para empresas com o 802.(11i§, um standard da indústria para redes LAN sem fios que fornece o mais alto nível de encriptação que existe.


 


O software sem fios Intel PROSet opcional oferece também suporte para as mais recentes Cisco Compatible Extensions.


 


Os utilizadores vão também dispor de flexibilidade para se ligarem a qualquer dos três tipos de redes Wi-Fi mais populares e, com o software Intel PROSet Wireless Software v9.0, o consumidor e os utilizadores empresariais vão usufruir de uma interface do utilizador melhorada e de novas características de facilidade de gestão que simplificam o uso do Wi-Fi em casa e em hotspots públicos.


 


Juntamente com o novo chipset e os mais recentes componentes sem fios, a Intel vai oferecer sete variedades de processadores Pentium M, desde a série 770 topo de gama a 2,13 gigahertz, passando por um processador Pentium M Ultra Low Voltage, que requer apenas 5 watts.


 


O processador tem um Bus de Sistema Central a 533 MHz com optimização de energia, para acelerar e melhorar as capacidades das aplicações e suporte para a tecnologia Execute Disable Bit‡, que pode oferecer uma maior protecção contra uma determinada classe de vírus ou worms, quando utilizada com um sistema operativo que a suporte.


 


 


Preço e Disponibilidade


 


Os preços da tecnologia móvel Intel Centrino incluem os chipsets Mobile Intel 915PM ou 915GM Express; conexão à rede Intel PRO/Wireless 2195ABG ou 2200BG e o processador Intel Pentium M a velocidades de relógio desde 1,60 a 2,13 GHz, a preços desde 270 a 705 dólares, em quantidades de 1.000 unidades.


 


A tecnologia móvel Intel Centrino é também disponibilizada com o chipset Mobile Intel 915GMS Express, um processador Intel Pentium M 758 a 1,50 GHz de baixa voltagem e um processador Intel Pentium M 753 a 1,20 GHz de baixa voltagem.


 




Deixe um comentário

O seu email não será publicado