A prioridade da MicroStrategy vai para a consolidação do negócio em Angola, onde o fabricante já tem cinco clientes, para depois progredir para os outros países.
A To Be reforçou as suas relações com a MicroStrategy para o mercado dos PALOP (Países de Língua Oficial Portuguesa), passando a ser um parceiro mais próximo do fabricante.
Trata-se, segundo o director-geral da MicroStrategy, Nuno Esculcas, de um dos primeiros passos da estratégia de implementação da plataforma de Business Intelligence do fabricante no mercado dos países PALOP.
De acordo com o mesmo responsável, os compromissos e obrigações assumidos serão comuns a qualquer parceiro do fabricante. “O fabricante passa o know-how acumulado e garante a qualidade de implementação dos projectos, arquitectura de BI e metodologia de BI, e o parceiro garante a articulação com a MicroStrategy por forma a transmitir a correcta mensagem de uma boa arquitectura de BI”, explica Nuno Esculcas.
Ainda de acordo com este responsável as equipas de implementação da tecnologia serão sempre conjuntas com o parceiro a ser o “prime-contractor”.
Por seu lado, Júlio Conceição, director da To Be, afirma que “vamos procurar suprir as necessidades e apresentar já uma solução pensada”. É desta forma que Júlio Conceição , director da To-Be aponta a estratégia para abordar o mercado angolano.
“Este mercado ainda se encontra numa fase muito embrionária, em que é necessário suprir as necessidades básicas de sistemas de operacionais e de suporte, seguindo-se os de apoio à gestão”, explica o executivo.
Na perspectiva do mesmo o crescimento do “mercado de BI angolano é uma aposta a médio prazo e que deverá ser efectuada com investimentos graduais.”
Expandir para outros sectores
Desde 2003, altura em que a To-Be começou a desenvolver negócios com a tecnologia do referido fabricante, já implementou 30 “datamarts” em Angola.
Foram implementados em dois clientes, na área das telecomunicações em Angola – Angola Telecom e a Movicel – servindo 75 utilizadores. Com efeito, a parceria surgiu dessa necessidade da To-Be em implementar soluções de BI nas referidas empresas.
No entanto, a parceria agora reforçada pode ser expandida para o sector da banca e do sector petrolífero. Refira-se que MicroStrategy tem outros parceiros em Angola, como são algumas empresas locais, mas também portuguesas.
As prioridades da parceria passam assim por consolidar e expandir a base instalada, juntamente com a expansão a novos clientes e países, segundo o executivo do fabricante.
Numa rápida avaliação do mercado angolano, Nuno Esculcas considera-o já bastante competitivo. “Além das empresas portuguesas, estão no mercado empresas brasileiras e de outras nacionalidades, com as quais competimos tendo por base um euro forte.
Logo temos de ganhar com base na produtividade e na passagem de conhecimento, para entidades locais de forma a sermos competitivos”, explica o responsável.
Para os utilizadores, o executivo “promete uma correcta implementação de uma arquitectura de Business Intelligence e um rápido retorno no investimento realizado.”