Para assegurar uma maior proximidade com o cliente e apostar num mercado emergente, a Toshiba lançou o Qosmio, um conceito centrado na convergência digital.
A Toshiba anunciou o lançamento do conceito Qosmio que concretiza num único equipamento, segundo o fabricante, o conceito de convergência digital.
Ou seja, assume-se como um AVPC (Áudio Visual Personal Computer) que proporciona entretenimento inteligente, que permite aos seus utilizadores a gestão e criação de conteúdos digitais pessoais.
João Amaral, director-geral da Toshiba Potugal, realçou a importância deste conceito, ao afirmar que “pretendemos oferecer uma solução completa, all in the box, para atingirmos excelência operacional e assegurarmos uma maior proximidade com o cliente”.
O mercado alvo do Qosmio são os denominados “prosumers”, ou seja consumidores especialistas em tecnologias, proactivos na busca de informação e consequentemente os 20 a 30% de pessoas que constroem e destroem o mercado.
Quanto à estratégia, João Amaral acrescenta, “ nós tentamos traduzir num único produto as necessidades do utilizador, ao lançarmos para o mercado produtos inovadores e diferenciadores. O objectivo é criar um produto 100% compatível com o Media Center Edition”.
“Timing”
A Toshiba acredita que este é o momento oportuno para introduzir no mercado o conceito Qosmio, dado o avanço e penetração dos portáteis, consolas de jogos e DVDs no mercado. Este é também um mercado onde o conceito e a adesão à mobilidade está em crescimento (wireless e portáteis).
O lançamento do Qosmio, concretiza a evolução da empresa para produtos digitalmente convergentes no sector de entretenimento doméstico e pessoal.
A primeira série do Qosmio apresenta uma nova gama de computadores portáteis inteligentes, que oferecem as potencialidades de um computador em combinação com capacidades audiovisuais digitais (AV).
Trata-se do modelo G10-105 de 17”. Segundo a empresa, dado os condicionalismos ao nível do sistema operativo, este modelo não inclui para já o Microsoft Media Center Edition 2005.
O modelo com TV Tuner estará disponível no primeiro trimestre de 2005, sendo então possível aos utilizadores que adquiriram os primeiros modelos efectuarem o upgrade dos seus equipamentos.