Oracle e CERN avançam no Grid Computing

A Oracle anunciou que o trabalho levado a cabo por dois investigadores financiados pela Oracle no CERN Openlab – Organização Europeia de Pesquisa Nuclear e o maior centro mundial de física nuclear, já obteve os seus frutos, quer para os recursos de Grid
Computing da CERN, quer para os DBA da Oracle Database, em todo o mundo.

Os benefícios agora alcançados envolvem dois projectos que utilizam o Oracle Data Guard e o Oracle Streams. Este anúncio acontece apenas cinco meses após a Oracle ter iniciado o patrocínio ao CERN openlab.


 


O primeiro projecto aumentou significativamente a disponibilidade do ambiente de grid computing da CERN através de uma importante redução do downtime do seu catálogo, cujo trabalho é garantir o mapeamento correcto de nomes e identificações de ficheiros.


 


Este catálogo é executado na Oracle Database e na Oracle Application Server e pode ser considerado a peça central do grid; se por algum motivo estiver indisponível, o próprio grid também ficará indisponível.


 


Anteriormente, a aplicação de correcções de segurança exigia a interrupção do serviço do catálogo, o que consequentemente afectava todo o ambiente de grid. Katarzyna Pokorska, investigadora a Oracle, foi pioneira no uso do Oracle DataGuard  para diminuir essa indisponibilidade de horas para minutos.


 


Como o Oracle Database é acedido através do Application Server, até mesmo esse breve downtime pode passar despercebido aos utilizadores finais.


 


O segundo projecto do CERN Openlab identificou uma forma de actualizar a base de dados Oracle de uma versão para outra durante a operação usando o Oracle Streams, uma função originariamente desenvolvida para ajudar a criar poderosas soluções de partilha de informações.


 


A segunda investigadora da Oracle, Eva Dafonte Perez, demonstrou o uso do Oracle Streams para actualizar o Oracle9i Database release 9.2.0.4 para o release 9.2.0.5 ou o 9.2.0.5 para o Oracle Database 10g, em questão de minutos.


 




Deixe um comentário

O seu email não será publicado