Investimento em segurança tem retorno

A Trusted promove o investimento em segurança como um factor para potenciar o negócio.

É a estratégia da empresa para  desmistificar a velha dicotomia entre a segurança e custos.


 


Assim, a política de segurança acaba por ser um plano de investimento. “As consequências da política de segurança terão euros a elas associados”, reforça Carlos Tomaz.


 


A visão da empresa sobre segurança de sistemas de informação discrimina o investimento na prevenção e o investimento na produtividade. Ao primeiro  universo as firewall, os antivírus (“cada vez mais são um serviço”) e os sistemas de detecção de intrusões.


 


O controlo de spam já será do foro da produtividade. Assim, como a gestão de banda, a filtragem de conteúdos, os acessos por VPN, por conectividade sem fios (WLAN) e o aprovisionamento de utilizadores.


 


Carlos Tomas começa por falar da acção erosiva do spam sobre os níveis de produtividade, logo associa a esta última uma boa gestão de largura de banda. “Poucos a fazem, e a qualidade dos serviços críticos ao negócio é deteriorada”, explica o responsável.


 


O mesmo acontece, quando não é feita uma filtragem de conteúdos adequada: “o objectivo desta, obedecendo também a uma componente social da política de segurança, deve ser garantir a disponibilidade de recursos para os objectivos de negócio”.


 


O aprovisionamento de utilizadores do sistema de informação reduz perdas de produtividade importantes. Sobretudo quando é feita “por gestão de perfis em vez de utilizadores individuais, e quando o ciclo de vida destes é gerido”.


 


Deve também ser associado a sistemas de Single Sign On e Password Self Service.


 


Segundo o responsável, este tipo de aprovisionamento tem várias vantagens, incluindo garantir a anulação do acesso a aplicações em caso mudança ou saída de funções.


 


Para a construção de uma política de segurança, o responsável recomenda que o responsável último pela decisão seja quem normalmente decide”.


 




Deixe um comentário

O seu email não será publicado