Saúde Andaluzia reduz custos de TI em 15% com o outsourcing

O Serviço Andaluz de Saúde (SAS) é a entidade responsável pela gestão dos serviços de saúde da comunidade autónoma da Andaluzia, a segunda maior rede de serviços públicos de Espanha, que presta serviços de saúde a mais de 7,4 milhões de utentes.

A rede de unidades de saúde desta comunidade, caracterizada por uma extensa capilaridade, conta com 31 hospitais, cerca de 1,400 centros de saúde e mais de 100 centros de cuidados especializados.

Em 1998, a infra-estrutura informática utilizada nestas unidades de saúde, contando com cerca de 1,400 servidores, servindo 12,000 utilizadores, era totalmente gerida pelo SAS.

Os elevados custos de operação e manutenção desta complexa rede, o baixo nível de serviços percepcionado pelos seus utilizadores e a crescente dispersão de recursos do CEGES com a gestão do seu parque informático, levou o SAS a abrir um concurso público para o outsourcing.

A Accenture foi a empresa seleccionada para constituir, no prazo de 6 meses, um novo Centro de Gestão de Sistemas e Tecnologia (CEGES), que assumiria a gestão da infra-estrutura física, tecnológica, bem como dos processos envolvidos nos serviços. Hoje, o CEGES garante hoje a gestão de todo o parque tecnológico do SAS.

Segundo os responsáveis, os benefícios desta opção são bastante positivos. Os profissionais de saúde do SAS, os clientes deste Centro, valorizam sobretudo a disponibilidade de um serviço permanente de atendimento, a prestação flexível e imediata do serviço, acompanhada pela diminuição substancial do tempo médio de resolução de problemas.

A ligação e as trocas de informação entre os diversos players do sector – incluindo os centros de assistência primária, de assistência especializada, e as farmácias – é assegurada através de mecanismos de integração de sistemas de informação (EAI).

As integrações efectuadas, cobrindo toda a cadeia de valor de cuidados de saúde, permitiram uma redução de 20% nos custos em operações deste tipo, pelo aproveitamento da estrutura existente.

Também ao nível dos processos de gestão, se conseguiu uma redução significativa dos custos operacionais, através da automatização de tarefas, reduzindo-se, a título de exemplo, de 2000 para 70 horas-homem o esforço  na distribuição electrónica de dados.

Em termos globais, desde o início da actividade do CEGES, em Julho de 1998, o SAS conseguiu uma redução dos custos na área das TI de cerca de 15%, e permitindo um ROI  em menos de dois anos.

O projecto foi entretanto estendido a outras províncias espanholas e, actualmente, tem vindo a ser estudada a aplicabilidade de modelos semelhantes aos serviços públicos e privados de saúde de outros países da UE.




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