“Educar o CXO é incrivelmente importante”, afirma Mark Jeffery, professor assistente da Kellogg School of Management na Northwestern University (Chicago)
O seu curso de MBA, intitulado “Tecnologia empresarial para directores-gerais”, visa dar aos executivos corporativos o conhecimento de tecnologia suficiente para que eles não criem problemas para si próprios.
“Eles precisam realmente de uma pista.” Veja a seguir alguns casos e dicas dadas fornecidas por Mark Jeffery.
1. O que pode acontecer se a tecnologia não for bem gerida – “A classe ouve histórias como esta: em 1999, a Hershey Foods Corp. inaugurou um sistema de ERP/CRM/supply chain. O sistema falhou, prejudicando as vendas e causando uma queda de 35% nas acções da companhia”, diz Jeffrey.
2. A linguagem da tecnologia – “Eles não serão programadores em Java, mas precisam saber o que é largura de banda; não como a rede funciona, mas o suficiente para entender por que a empresa precisa de uma; e por que o investimento em infra-estrutura é tão incrivelmente importante para a competitividade da empresa”, diz Jeffery.
3. Sistemas corporativos como ERP e CRM – “A classe aprende o que eles são, o que eles fazem e que eles são muito, muito complicados.”
4. Por que os CxO precisam ter competências para gestão de risco? – “Tendo em vista que 72% dos grandes projectos sofrem atrasos, ultrapassam o orçamento ou não fornecem o valor previsto, se é patrocinador de um projecto, com essa competência tem 28% de hipótese de obter sucesso”, diz Jeffery.
5. O que pode acontecer se você “remendar” a segurança – “Quando o data center e o principal backup center do Bank of New York desapareceram com o 11 de Setembro, o backup center secundário em New Jersey ficou sobrecarregado e não conseguia processar transações e as acções sofreram perdas”, conta. “Os CxO precisam aprender a importância da redundância.”
6. Tendências de tecnologia como web services, XML, data warehousing e CRM analítico. “Os CxO precisam entender como estas tendências vão afectar as decisões de gestão”, diz Jeffery.