Consiste robotiza farmácias

A Consiste tem contratada a instalação de 25 robots em farmácias portuguesas até ao final de 2004

A Consiste anunciou que tem contratada a instalação, até ao final do ano, de 25 robots em farmácias portuguesas.


 


A implementação de robot implica o investimento de cerca de 150 mil euros, sendo o mesmo rentabilizado ao fim de dois anos e meio devido ao acréscimo de produtividade e à redução de pessoal envolvido, assegura a Consiste.


 


Os robots são, geralmente, encomendados por novas farmácias ou por aquelas que esperam ter a sua actividade reforçada no futuro próximo.


 


A robotização na farmácia foi iniciada, em 2002, pela Farmácia Arcuense, em Arcos de Valdevez. Neste momento, cerca de 15 outros estabelecimentos já possuem robots e os restantes encomendados serão instalados nos próximos meses.


 


Na zona de Lisboa, por exemplo, podem encontrar-se robots na Farmácia Castro Rodrigues, do Fórum Almada, na Farmácia Veritas, do Oeiras Parques, e na Farmácia Birre, em Cascais.


 


Em números absolutos, Portugal é o segundo País da Europa com mais robots nas farmácias, logo a seguir à Alemanha, que é a “pátria” da robotização aplicada.


 


Com os robots, os farmacêuticos têm o dia-a-dia facilitado ao nível da gestão de stocks e de armazenamento. Por outro lado, ficam mais disponíveis para o atendimento directo dos utentes, dado que a chegada do medicamento ao balcão é feita automaticamente.


 


Recorde-se que a Consiste é responsável pela concepção, desenvolvimento e implementação do “Sistema de Gestão de Farmácias” (SiFarma 2000), o qual permite que praticamente todas as 2.700 farmácias existentes em Portugal integrem uma rede informática com perto de 10.000 postos, a maior do País.


 


Vai apresentar no corrente ano um volume de negócios de 40 milhões de euros.


 


Tem 250 colaboradores.


 


Fundada em 1984, tem desenvolvido a sua actividade para além do sector farmacêutico, prestando serviços de tecnologia de informação a diversas entidades, da banca à administração pública.


 


Desde Janeiro passado que conta com uma filial em Madrid de forma a melhorar a sua presença nos mercados espanhol e da América Latina.


 




Deixe um comentário

O seu email não será publicado