CIO devem “educar” os CxO para estes serem seus aliados

A complexidade do negócio das organizações exige aos CIO um novo esforço e desafio: conquistar os CxO. E isso é, não só necessário como é possível fazê-lo

Os CIO (Chief Information Officer) sempre desempenharam um papel importante na “educação” dos gestores/decisores não técnicos.


 


Hoje, porém, com os orçamentos de Tecnologias de Informação mais limitados e apertados, com problemas mais difíceis e complexos, com a necessidade de garantia do retorno do investimento e com CxO que sabem cada vez mais de TI, os CIO têm de fazer um esforço no sentido de transformar gestores potencialmente adversários em seus defensores, fortes e instruídos. Para isso precisam de “educá-los”.


 


O papel de “educar” abrange tudo, desde aconselhar os CxO sobre uma nova tecnologia para obter vantagem competitiva e explicar por que uma infra-estrutura mais antiga precisa ser renovada até acrescentar realidades tecnológicas à discussão sobre o negócio.


 


E “educar” os CxO é essencial, já que cada vez mais eles estão sentados lado a lado a lado com os CIO nos briefings com o CEO.


 


 


Precauções


 


No entanto, não os sobreavalie. Os executivos seniores ainda não querem ouvir falar de tecnologia .Net versus J2EE ou mesmo tablets versus handhelds.


 


Não é uma conversa sobre tecnologia, mas sobre uma solução.


 


Se estiver a pensar em implementar web services na empresa, por exemplo, seria melhor conversar sobre o modo como a integração de sistemas de contabilidade geral resultará num ambiente sem processamento de factura em vez de discutir protocolo SOAP ou linguagem XML.


 


É o CEO precisa de saber e, mais ainda, uma “educação” seguindo estes critérios resulta numa avaliação melhor de TI, tanto no nível de tecnologia quanto aos recursos financeiros.


 


Um outro aspecto crucial no trabalho do CIO é entender o que os CxO precisam saber e a melhor maneira de ensiná-los. É claro que não existe uma resposta única.


 


Mas a forma mais inteligente de implementar um projecto em conjunto com um executivo de outra área é ajudá-lo a entender, por exemplo, como a tecnologia móvel pode melhorar a produtividade e o serviço ao cliente, bem como ajudará na redução e controle de custos.


 


E não esqueça que a maioria dos CxO quer ir um nível além daquele em que opera diariamente.


 


Algumas das perguntas essências neste processo são:


 


Qual é a estabilidade da tecnologia?


 


É fácil a sua utilização?


 


Qual é a duração até entrar em produção?


 


Qual é sua duração esperada?


 


O custo vai aumentar ao longo do tempo?


 


O CIO deve ter estas respostas na “ponta da língua”.


 


Porquê? Porque é elevada a probabilidade de encontrar os seus parceiros de projecto da organização em café, num almoço ou numa reunião.


 


Aliás, as conversas informais também são uma boa oportunidade para executivos de outras áreas fazerem perguntas que não fariam normalmente.


 


Às vezes, a melhor maneira de explicar um determinado aspecto de um projecto é levá-los para fora do local de trabalho e mostrar-lhes demonstrações práticas com resultados concretos e favoráveis.


 


Algumas vezes (a maioria delas), porém, o importante não é ensinar a tecnologia, mas as complexidades de gerir projectos de tecnologia, pois os executivos seniores não têm conhecimento para apurar a complexidade da tecnologia.


 


Outra boa estratégia é trazer os utilizadores finais para dentro do projecto, pois o seu testemunho pode ser decisivo para “vendê-lo” à alta direcção ou selar o acordo com o executivo de outra área.


 


Eduque os decisores de alto nível, mas faça-o de forma que sejam os utilizadores finais os vendedores da solução.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado