Principais evoluções do Galaxy S8 face ao S7

Os novos smartphones da Samsung anunciam a chegada de novas tecnologias como a  Bluetooth 5 e LTE de gigabit.

s8-e-s8-samsungOs novos smartphones Galaxy S8 e S8 + da Samsung vêm carregados de novos recursos que podem justificar uma actualização de dispositivo móvel de comunicações. Além de suportarem imagens em 4K, prenunciam proliferação de tecnologias como a Bluetooth 5 e LTE de 1 gigabit.

As principais evoluções de hardware face aos S7 agrupam-se em torno de cinco pontos:

‒ Ecrã maior: no S8 é de 5,8 polegadas (face a 5,5 no S7) e no S8 + chega às 6,2 polegadas, com resolução de 2960 x 1440 pixeis (o S7 tem 2560 x 1440). A Samsung foi capaz de aumentar o tamanho do ecrã eliminando o botão principal e aumentando a altura.

Baterias mais testadas: só com tempo se deverá perceber se as baterias dos S8 são mais seguras do que as dos S7 (as no Note S7 explodiam), mas pelo menos a Samsung garante que as testou com maior rigor. As capacidades de 3000 mAh (S8) e 3500 MAh (S8+), são semelhantes.

Processadores mais potentes: nos Estados Unidos, o Galaxy S8 e o S8 + terão o Qualcomm Snapdragon 835 de oito núcleos, enquanto noutras virão equipados com o Exynos 8895 da Samsung Coreia, de oito núcleos. Em média são cerca de 20% mais rápidos 40% eficientes no consumo de energia do que os processadores do Galaxy S7.

Comunicações por LTE aceleradas: os novos smartphones trazem modems LTE que podem alcançar velocidades de download de até 1Gbps, o que é mais rápido do que a maioria das conexões de Internet com fio domésticas. No entanto, as redes móveis oferecem velocidades de download muito baixas e nem todas estão prontas para estes componentes.

O S7 tinha um modem LTE capaz de downloads a 600Mbps e carregamentos até 150Mbps.

Olá, Bluetooth 5: os S8 estarão entre os primeiros dispositivos a usar o protocolo Bluetooth 5 para comunicações sem fios. Com alcance teórico acima dos 100 metros, a tecnologia tem quatro vezes o do Bluetooth 4.2. Em teoria, os dispositivos com Bluetooth 5 podem transferir dados a 2Mbps, o dobro do Bluetooth 4.2, mas fabricantes de chips como a Nordic Semiconductor disseram recentemente que ainda não estão a atingir essas velocidades completas.

O Samsung Galaxy S8 vai estar comercialmente disponível na Europa a partir do dia 28 de Abril.

 

Inteligência Artificial para facilitar a interacção

O novo serviço de inteligência artificial, Bixby é a grande novidade no software dos  Galaxy S8 e S8 +. Constitui um agente que permite ao dispositivo falar, recomendar e avisar o utilizador.

Mas também funciona como um sistema para tornar mais intuitiva a utilização e interacção com o aparelho. Por exemplo, o Bixby pode ajudar os smartphones a executarem tarefas a partir de um comando de voz. Suporta também recursos como o reconhecimento de imagem e tradução de texto.

Tudo o que seja possível fazer com os dedos no smartphone, a Samsung quer tornar possível através de comandos de voz. Mas para já o agente não funciona com todas as aplicações.

*Actualizado com caixa de texto sobre o agente de inteligência artificial, Bixby.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado