PHC unifica imagem à escala global

A multinacional portuguesa renovou a sua imagem alinhando-a com o posicionamento da internacional da empresa.

Joana Afonso, PHC

Joana Afonso, directora de marketing global da PHC Software

A PHC anunciou a alteração da sua imagem marca, ajustando-a à dimensão que a empresa foi conquistando ao longo dos últimos dois anos quer ao nível da gestão interna e de presença em mercados internacionais. Actualmente a PHC tem operações em cinco mercados de três continentes, trabalhando com “todo o tipo de empresas”.

Sem avançar com o montante investido nesta mudança, Joana Afonso, directora de marketing global da PHC Software, salienta que “foi um investimento exigente” que envolveu para além de recursos financeiros propriamente ditos, recursos humanos e tempo.

Atenta aos desafios das empresas que operam em mercados em constante mudança, Joana Afonso afirma que, mais que excelentes no que fazem, as empresas têm de ser “excelentes na forma como gerem as suas pessoas, o seu negócio e os seus processos”, o que é possível através das ferramentas de apoio à decisão. A “nova identidade gráfica é uma afirmação desta forma de estar”, avança a responsável.

O processo de mudança da imagem corporativa foi longo, implicou “mais de seis meses de estudo e desenvolvimento”, envolvendo directamente toda a estrutura da empresa.

O processo foi longo, implicou “mais de seis meses de estudo e desenvolvimento”, envolvendo directamente “toda a nossa estrutura”. Para além do desenvolvimento do conceito criativo e gráfico da identidade, foi necessário envolver “todos os nossos suportes de comunicação”, incluindo um novo site, merchandising, estacionário, os nossos escritórios e o software. Acresce ainda o envolvimento de toda a rede internacional de parceiros.

Ao longo dos últimos dois anos, a empresa tem apostado na internacionalização, de que é exemplo a entrada na América Latina, o aumento do número de colaboradores e a própria melhoria da organização interna, explica Joana Afonso. Para responder aos desafios, a empresa reorganizou-se internamente em unidades de negócio, reflectindo uma “orientação focada nos mercados” em que está inserida.

O crescimento da empresa, também em termos financeiros, acabou por justificar a mudança da identidade que já não espelhava o patamar para que a empresa evoluiu. Actualmente, o universo PHC “é composto por cerca de uma dezena marcas, que vão desde os nossos produtos, aos nossos programas de cultura organizacional e recursos humanos, até projectos institucionais e suportes de comunicação”.


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