7 domínios de competências para IoT

Os profissionais de TI precisarão de expandir os seu conhecimento primário de infra-estrutura, desenvolvimento, segurança e recolha e análise de dados para incluir capacidades relacionadas com a IoT. Mas também precisarão de conhecimentos na gestão de projectos e perspicácia de negócios.

iot-drO ecossistema de IoT é complexo e os trabalhadores no sector tecnológico terão que ter algum conhecimento sobre cada aspecto desse ecossistema, diz Seth Robinson, director sénior de análise de tecnologia na CompTIA.

“Não se trata apenas de construir um sistema técnico competente que possa realizar uma tarefa para a operação diária”, diz. “Trata-se de usar esta tecnologia para avançar em novas áreas. Tem que haver esse conhecimento do que o negócio está a tentar fazer”.

Mas quais são as características que um profissional de IoT deverá ter? Analistas do sector e líderes de TI que já estão com projectos de IoT partilham as suas opiniões e experiências. Destacam-se sete domínios de competências analisados no site CIO.com.pt:

‒ segurança;

‒ hardware e redes;

‒ software e conectividade;

– Big Data;

– analítica;

– cloud computing;

– gestão de projectos;

– perspicácia nos negócios aliada ao domínio da tecnologia.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado