Avança na AP um projecto de controlo de electricidade

A Everis vai coordenar o desenvolvimento de um sistema de Automated Demand Response (ADR) para demonstração, em que participam o LNEG, Daikin Industries, a EDP Inovação e a Efacec Energia e NEDO.

tiago-murias_gestor-na-everis

Tiago Múrias, gestor da Everis

A Everis Portugal vai coordenar no desenvolvimento do projecto de demonstração de um novo sistema de Automated Demand Response (ADR), revela em comunicado. Numa segunda fase a consultora vai participar no desenvolvimento de software para o projecto a ser implementado em edifícios públicos da cidade de Lisboa durante os próximos três anos.

A iniciativa resulta do acordo assinado entre o ministério da Economia, e o LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia e a NEDO – New Energy and Industrial Technology Development Organization of Japan. O programa reúne um consórcio de organizações portuguesas e japonesas, das quais fazem parte ainda, o LNEG, a Daikin Industries, a EDP Inovação e a Efacec Energia.

Um dos seus objectivos será “testar uma nova tecnologia destinada a equilibrar o consumo e a produção de eletricidade, essencial num contexto em que cada vez maiores quantidades de energia de fontes renováveis são injectadas na rede elétrica”

Segundo a Everis, a solução tecnológica prevista servirá para fazer face a desafios relacionados com a estabilidade do fornecimento de electricidade, assim como flutuações de preço da energia muito significativos, num cenário com múltiplas fontes de micro-geração. “Portugal tem como meta alcançar 31% de energias renováveis no consumo final de energia em 2020. A implementação desta solução tecnológica permitirá avaliar, numa segunda fase, o impacto no modelo de negócio dos atores do sector da energia e no consumidor final”, diz acordo com Tiago Múrias, gestor da Everis responsável pelo projecto.

O mesmo avança que após a conclusão, será avaliada a possibilidade de aplicar esta nova tecnologia tanto na Europa como no Japão.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado

4 − two =