Contratação pública electrónica representou 6,5 milhões

Suportou 14,3% dos procedimentos registados no portal Base, durante 2015. Quatro plataformas dominam o mercado.

distribuicao-dos-numeros-e-montantes-contratuais-por-plataforma_-ano-de-2015O valor dos procedimentos tramitados ou em curso usando plataformas electrónicas atingiu 67,4% daquele referente aos registados no portal Base durante 2015, diz um estudo do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC). A percentagem refere-se a 6,552 milhões de euros e a 14,3% do número de processos.

O relatório nota ainda que dos contratos celebrados no ano de 2015 naquele âmbito quatro fornecedores de plataformas alcançaram quota de mercado superior a 20%: a Construlink, Saphety, a ANO e a Vortal. A primeira poderá ter as credenciais de operação canceladas, pelo IMPIC, por inconformidades na segurança de sistemas de informação.  

Foram responsáveis “por 85,9% do número total de novos contratos”. Ainda assim face aos anos anteriores, de acordo com o instituto,  evidencia-se o mercado de plataformas electrónicas de contratação parece estar mais distribuído.

Duas delas, a Gatewit e a Vortalgov, asseguraram 73,5% do número de contratos reportados ao portal Base, e representaram 67,7% do montante contratual global, num conjunto de 33 534 contratos celebrados em 2015.

O estudo sublinha ainda o Índice de Contratação Pública Eletrónica em Portugal (ICPEP), de 67%, como “valor muito positivo” e que representa uma  inversão da tendência relativamente ao ano anterior.

Em comparação com o ano de 2014, o relatório constatou-se uma ligeira diminuição da relevância daquele par. Em número de contratos, diminuíram 3,6% a sua quota.

O estudo sublinha ainda o Índice de Contratação Pública Eletrónica em Portugal (ICPEP), de 67%, como “valor muito positivo” e que representa uma  inversão da tendência relativamente ao ano anterior.  O instituto congratula-se ainda com o aumento de três pontos percentuais no Índice de Manchester, para 93%, acima dos 50% acordados à escala da União Europeia.

 

distribuicao-dos-montantes-contratuais-por-plataforma_-evolucao-2012-a-2015

 




Deixe um comentário

O seu email não será publicado

seventeen + 7 =