55% dos CIO considera que IoT é estratégica

Os projectos de redes de sensores ganham força entre as maiores empresas internacionais e não são apenas experiências conceptuais, mas sim iniciativas consolidadas.

iotQuase um terço (31,4%) das organizações globais adoptaram projectos de IoT, enquanto 43% o fará nos próximos doze meses, revela um inquérito global da IDC. A Iot ganha força entre as maiores empresas internacionais, não só com experiências conceptuais, mas também projectos sólidos.

Estes projectos são implantações que integram tecnologias cloud computing, analítica e segurança. De acordo com o estudo global da IDC, 55% dos CIO inquiridos considera que a IoT vai ser estratégica para o negócio da empresa.

E vê-na também como um meio para melhorar a competitividade das suas organizações. Mas há assuntos que continuam a preocupar: a segurança/privacidade, custos e automatização de processos internos.

A essas, junta-se ainda uma nova preocupação que é a escassez de pessoal interno, com conhecimentos e competências para realizar este tipo de projectos.  A melhoria da produtividade, a redução de custos e a automatização de processos internos que a IoT proporciona são os principais factores para a generalização rápida das novas tecnologias.

“Este ano verificamos que os fornecedores com solução integrada na cloud e analítica são vistos como parceiros críticos nos desenvolvimento de projectos de IoT”, diz Carrie MacGillivray (IDC).

A análise da IDC também nota o fim de um conflito clássico entre o CIO e os directores de áreas de negócio e a emergência de um novo ambiente de debate e colaboração. “Inclusive na hora de partilhar os custos dos projectos de IoT”, acentua Vernon Turner, vice-presidente da IDC.

“Este ano verificamos que os fornecedores com solução integrada na cloud e analítica são vistos como parceiros críticos nos desenvolvimento de projectos de IoT” acrescenta Carrie MacGillivray, vice-presidente de mobilidade e IoT em IDC. O inquérito de IDC foi realizado durante o mês de Julho e Agosto de 2016 e abrangeu 4500 participantes, de mais de 25 países.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado

twelve − 8 =