Cinco tendências merecedoras de atenção em 2016

Adopção da DevOps, virtualização 2.0, tecnologias para redução do uso de carvão, convergência do marketing e TI e mais enfoque das TIC na experiência do utilizador.

previsões (SXC) Um conjunto de 182 profissionais de TI participaram no inquérito para o Computerworld Forecast 2016, organizado pela IDG, sobre como deverá evoluir o ano de 2016, no quadro das TIC.

Os resultados identificam cinco tendências ou tecnologias sobre as quais aqueles profissionais dizem que vão manter a sua atenção:

 

DevOps

No caminho para se tornarem ferramentas de uso mais responsável e pró-activo, a fim de se adaptarem às novas exigências do negócio, deverão evoluir para o desenvolvimento de comunidades DevOps de ecossistemas, como uma forma de actuarem de forma decisiva no suporte e implantação de serviços de TI, empregando processos “agile”.

A metodologia DevOps enfatiza, de maneira mais profunda do que outras, graus de colaboração mais elevados durante todos os processos de interacção entre as equipas de desenvolvimento e as de operações, auxiliados por um conjunto de ferramentas de automação.

Virtualização 2.0

Reconhecida a capacidade de a virtualização reduzir custos e proporcionar maior desempenho de sistemas além do desktop, os departamentos de TI estão prontos a acolher uma nova geração de tecnologia de virtualização. Como alternativa à imersão total na utilização de sistemas virtuais, muitas empresas começam a usar tecnologias de “contentores” virtuais, para encapsular servidores, centros de dados e aplicações em cloud computing. Por imperativos de agilidade e rapidez.

TI capazes de reduzir impacto em carbono

Cada vez mais empresas estão preocupadas com o impacto ambiental, o que está a gerar o desenvolvimento de tecnologias focadas na poupança de energia. Perto de 16% dos entrevistados disseram que a tecnologia focada na redução da pegada de carbono será uma nova área de investigação para a qual querem trabalhar durante 2016.

Principais áreas de investimento e desinvestimento

Nos centros de dados, as empresas estão a investir em tecnologias de virtualização, de refrigeração mais eficiente e gestão de consumo de energia.

Alinhamento entre TI e marketing

Na era dos negócios digitais, a tecnologia tornou-se um elemento crítico para ajudar as empresas a acompanhar clientes e iniciativas. Como resultado, os departamentos de marketing e TI estão a colaborar e a  formar parcerias outrora impensáveis.

Experiência do cliente

Conforme as empresas procuram implantar sistemas para simplificar a interacção e promover o envolvimento com o seu públicos-alvo, a experiência do cliente tornou-se uma prioridade para as TI. É certamente uma prioridade com maior destaque no Computerworld Forecast deste ano do que no do ano passado.

Em 2014, quando os entrevistados foram solicitados a classificar os seus objectivos principais para o seu único projecto de TI mais importante, 11% escolheram “melhorar a experiência/satisfação do cliente”. Isso colocou-a em último entre a lista de opções apresentadas.

Este ano, a mesma opção ficou em quarto lugar, escolhida por 16% dos inquiridos.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado