Dossier: Digitalização

Cloud computing, ROI, mobilidade, extracção de informação e melhoria da produtividade são alguns dos temas mais importantes na área de desmaterialização de documentos. Contudo, para as organizações portuguesas, as dificuldades financeiras dominam.

 

Os constrangimentos financeiros que proliferam por quase toda a economia portuguesa estão a afectar o segmento da desmaterialização de várias formas. O ROI também nem sempre é bem percebido, e a legislação pode desencadear problemas.

Há alguns anos, os agentes de mercado falavam mais em gestão documental (mesmo sem abordar o armazenamento) e workflow. Actualmente, o discurso desenvolve-se mais em torno da da gestão de conteúdos empresariais, ou Enterprise Content Management (ECM).

As justificações para desenvolver um projecto de ECM numa organização mudaram nos últimos seis anos. Há um maior enfoque na melhoria da produtividade e foco, em vez das necessidades de conformidade.

Na evolução tecnológica, os roteiros passam pelas plataformas de cloud computing, mas também pela aposta nas capacidades de extracção e integração da informação. As tecnologias de normas abertas, a facilidade de utilização e a mobilidade ganham uma maior visibilidade.

> Leia aqui a edição completa (pdf)

 

 




Deixe um comentário

O seu email não será publicado

fourteen − five =