gavgavka.com

Comissão concede 1,8 milhões para cloud computing

26 de Junho de 2012 às 18:29:32 por Comunicado de imprensa

O Helix Nebula receberá fundos europeus para suportar a migração do Atlas HEP, do Genomic Assembly in the Cloud e da Supersites Exploitation Platform, para uma plataforma de cloud computing.

A Comissão Europeia vai conceder um financiamento de 1,8 milhões de euros ao projecto de plataflorma de cloud computing para a ciência, Helix Nebula. A concessão de fundos deverá suportar a migração, para a plataforma, de aplicações como o Atlas HEP, Genomic Assembly in the Cloud and Supersites Exploitation Platform. Ao mesmo tempo, a comissão espera financiar o esforço de identificar de oportunidades de negócio com serviços de cloud computing, para a comunidade científica.
A assinatura do acordo de financiamento é mais um passo na implementação da Agenda Digital para a Europa, envolvendo o estabelecimento de uma estratégia da UE para cloud computing (incluindo o universo da administração pública e da ciência).
O Helix Nebula é um projecto percursor da estratégia Integrated Cloud Computing Strategy, a qual deverá ser adoptada até meados de Julho. É também complementar ao  European Cloud Partnership para promover a adopção da cloud computing pelo sector público, anunciada pela comissária Neelie Kroes, em Davos.

Tags: , , ,

Insira um comentário, ou crie um trackback no seu próprio site.

Deixe o seu Comentário