Microsoft disponibiliza versão beta de Windows Server 8

A próxima geração de servidores Windows virá com melhorias no campo da virtualização e do alojamento de aplicações.

A Microsoft lançou a versão beta do seu sistema operativo Windows Server 8, o qual virá substituir o Windows Server 2008. Anunciado em Setembro passado, o novo sistema operativo ainda não tem data de lançamento público oficial.
Sabe-se que será uma actualização profunda. O Windows Server 8 virá com inúmeras melhorias em tecnologia de virtualização, nas facilidades de gestão de múltiplas máquinas nas capacidades de alojamento de aplicações, explicou Bill Laing, vice-presidente da Microsoft para a área de servidores e cloud computing, na entrada de um blog onde se anuncia a disponibilização da versão beta.
Para as necessidades de virtualização, o Windows Server 8 permite aos administradores criarem redes virtuais, e dessa  forma possibilita que diferentes unidades de negócios ou clientes partilhem uma única rede física – mantendo completa independência das outras redes virtuais.
Um novo conjunto de funcionalidades auxilia as operações de recuperação de desastres e continuidade do negócio, possibilitando a partilha de ficheiros a serem movidos entre nós das redes. Isso é feito sem interromper as aplicações nos servidores que usam esses ficheiros.
No campo do alojamento de aplicações, o Windows Server 8 irá incluir uma cópia do .NET Framework 4.5, e este inclui novos recursos para executar um programa simultaneamente em vários núcleos de processador. O servidor Web IIS (Internet Information Server) foi também actualizado para oferecer um melhor isolamento em termos de segurança e para gerir mais sites por servidor. E a interface de comando PowerShell foi reforçada com a adição de 2300 comandos.
Para executar a versão beta do software, um servidor precisa de um processador de 1,4 GHz de 64-bit, um mínimo de 512MB de memória de trabalho e 32GB em disco. Os utilizadores podem migrar para a versão beta do sistema operativo partir de versões existentes do Windows Server 2008 e do Windows Server 2008 R2. Mas não poderão actualizar para versões subsequentes do novo sistema operativo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.