A Eurovida, seguradora do Grupo Banco Popular direccionada para o Ramo Vida, implementou o software SAS Activity-Based Management (ABM) do SAS, com o objectivo de reorganizar os processos de negócio e optimizar a gestão dos custos.
A solução do SAS permitiu à Eurovida identificar os custos “escondidos” associados a cada produto, cliente e actividade da instituição – desde agências a mediadores independentes – e reestruturar de forma objectiva os recursos e os processos de negócio e a melhorar a política de preço, conseguindo atingir uma redução dos custos operacionais por apólice na ordem dos 48%.
A gestão baseada nas actividades originou também a redução para mais de metade (56%) dos tempos de contratação dos seguros de risco e viabilizou uma prestação de serviços mais rápida e completa junto dos clientes da Eurovida, levando a uma diminuição do número de reclamações que ascendeu a 13%.
Para Francisco Valério, administrador-delegado da Eurovida, “o SAS dotou-nos de ferramentas eficazes para optimizar a gestão do nosso negócio. Ao avaliar com rigor os custos associados ao desenvolvimento dos produtos, os processos envolvidos na prestação de serviços e a rentabilidade ‘real’ de cada produto e cliente, conseguimos definir, por exemplo, quais os procedimentos a eliminar ou a automatizar de forma a reduzir os encargos e responder melhor e mais rápido às necessidades dos segurados. Ganhámos um conhecimento profundo do negócio que nos permitiu levar a cabo um processo de reestruturação que reduziu custos e potenciou melhores resultados de negócio”.
Álvaro Oliveira de Faria, Director-geral do SAS Portugal, afirma que “o SAS disponibiliza soluções de análise de negócio que permitem às empresas conhecer todas as particularidades da sua actividade, o que é muito relevante para o sector segurador pela sua competitividade e margens de negócio. Com o apoio do SAS, a Eurovida reorganizou as suas actividades e abordagem ao mercado de forma eficaz, aumentando o desempenho ao mesmo tempo que racionalizou custos, a prioridade actual de todas as organizações”.
Optimização do planeamento
Com este projecto, as equipas da Eurovida têm agora a capacidade de simular o impacto que transformações como a alteração do preço de um produto podem ter na estrutura de custos da organização, bem como de adaptar o ciclo de vida do produto em função de variações introduzidas nos planos de negócio ou em situações inesperadas. O software do SAS gera automaticamente relatórios com informação exacta sobre os custos do negócio e os recursos necessários para desenvolver cada actividade, o que viabiliza um planeamento rigoroso e uma gestão capaz de dar resposta rápida e eficiente às exigências de competitividade do mercado segurador.










