Gestão energética dos datacenters ainda está imatura

12 de Outubro de 2009 às 11:07:15 por João Nóbrega

A consultora Gartner considera que ainda se encontra em estado imaturo a gestão energética que as empresas fazem dos seus datacenters, aconselhando os administradores de TI a recorrerem a ferramentas de medição e monitorização do consumo energético para atingirem resultados mais eficientes.Com efeito, o Gartner pensa que os administradores TI não estão a prestar a devida atenção ao processo de medição e monitorização do uso que fazem da energia nos seus datacenters, baseando a sua convicção num inquérito online realizado junto de 130 profissionais da área. A consultora sustenta que, a menos que estes gestores criem métodos de controlo do seu consumo energético, não serão capazes de reduzir os custos energéticos e cumprir os requisitos necessários.

Os 130 profissionais das áreas da infra-estrutura e operações inquiridos pelo Gartner levam a consultora a concluir que, embora a preocupação pela utilização e gestão de tecnologias “verdes” continue bem presente nas agendas destes responsáveis, a generalidade dos inquiridos considera a aquisição de soluções ecológicas como pouco prioritária. Embora 68 por cento dos inquiridos considerem que uma gestão verde da energia é importante num centro de dados, apenas sete por cento a assumem como máxima prioridade.
"Esta conclusão, manifestada pelos nossos inquiridos, vem mostrar que, embora as questões da eficiência energética e das tecnologias verdes estejam presentes nas mentes destes profissionais, muitos deles sentem que têm preocupações mais urgentes com que lidar", afirma Rakesh Kumar, vice-presidente de investigação do Gartner. "Mesmo se tivessem ao seu dispor servidores mais eficientes ou as ferramentas de gestão adequadas, os responsáveis de TI continuariam mais interessados em lidar com projectos internos", assegura.
O Gartner defende que a gestão energética pode ser mais eficaz através da monitorização, adaptação e medição do consumo. No entanto, quando questionados acerca das métricas de gestão de energia que planeiam utilizar nos próximos 18 meses, 48 por cento dos inquiridos afirma nem sequer ter pensado ainda em fazê-lo.
"Estas métricas são a peça central dos programas de redução de custos e aumento da eficiência energética, assumindo uma importância cada vez maior. As companhias que pretendam publicitar os seus níveis de emissão de carbono, como argumento de respeito pelo meio ambiente, precisam obrigatoriamente de ter a sua utilização energética monitorizada", acrescenta Kumar.
Considerando importante incluir indicadores e métricas dentro da estratégia verde dos centros de dados, o Gartner aconselha os administradores de TI a utilizarem o valor de referência SPECpower e a desenvolver a utilização de ferramentas que permitam controlar o seu consumo de energia.

Notícias Relacionadas

Insira um comentário, ou crie um trackback no seu próprio site.

Deixe o seu Comentário